Loulé integra projeto europeu de cocriação artística

54

Europa Criativa

A Câmara Municipal de Loulé integra o «People Power Partnership Project», um projeto de cocriação artística de grande escala, aprovado pelo programa «Europa Criativa» da União Europeia.

São 104 participantes, pertencentes a 13 cidades parceiras, oriundos de diferentes grupos sociais e com diferentes graus de formação, que «estabelecem ligações e pontos em comum entre diferentes culturas, comunidades e pessoas, promovendo compreensão e interação», seguindo assim os objetivos da Agenda Europeia para a Cultura, relativamente ao diálogo intercultural.

Este projeto decorrerá entre outubro de 2020 e dezembro de 2024.

Até ao final deste ano, será realizado um workshop/audição onde serão selecionados os oito jovens adultos, entre os 18 e 25 anos, que irão, ao longo dos quatro anos, participar no «People Power Partnership Project».

Durante o período do projeto, os jovens participantes louletanos terão a oportunidade de trabalhar em conjunto com outros jovens de entidades parceiras, durante 10 semanas no total, e cada participante viajará para, pelo menos, quatro países diferentes.

O valor global do projeto será de 3980589,00 euros, sendo que o investimento da autarquia de Loulé é de 189197,00 euros, financiados a 50 por cento, para os quatro anos do projeto.

Em cada cidade parceira serão criadas e realizadas produções artísticas específicas, tendo o Hip-Hop como forma de expressão base, sendo que, no final do projeto, terão acontecido um total de 26 atuações.

Estas produções artísticas irão inspirar-se em temas escolhidos pelos próprios participantes, sendo reflexos únicos de cada espaço urbano, em particular, e das pessoas que o habitam.

Fonte: Barlavento