Contextile 2020 – Bienal da Arte Têxtil Contemporânea

109

Contextile 2020

No próximo dia 23 de julho, irá ter lugar a sessão de apresentação da Contextile 2020 – Bienal da Arte Têxtil Contemporânea. A sessão terá lugar em Guimarães, no claustro do Convento de Santo António dos Capuchos, às 15.30.

exposição internacional :: residências

Magda Soboń :: textileTALKS :: Stephen Schofield

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL | 59 obras de 50 artistas de 29 países – Portugal, vários países europeus, da América do Norte e do Sul, países asiáticos –, de um total de 870 artistas de 65 países que responderam à OpenCall com cerca de 1150 obras de arte, tendo por referência o conceito temático da Contextile 2020: ‘Lugares de Memória’.

ARTISTAS CONVIDADOS | A Bienal convidou os artistas Magda Soboń (Polónia) e Stephen Schofield (Quebec, Canadá), com expressão artística relevante na área do têxtil, a exporem em diferentes locais da cidade, tendo a temática ‘Lugares de Memória’ por referência.

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS | Dando continuidade à estratégia de cooperação e aproximação entre artistas nacionais e internacionais, a Indústria Têxtil e a arte têxtil contemporânea, a Contextile convocou 8 artistas para a realização de residências artísticas, desafiando-os para a conceção de projetos e produção de obras artísticas em site specific: Angelina Nogueira, Paulina Almeida e Patrícia Geraldes (Portugal); Magdalena Kleszyńska (Polónia); Mylene Boisvert e Michèle Lorrain (Canadá, em parceria com a BILP); Julia Gryboś e Barbora Zentková (República Checa, em parceria com a plataforma Magic Carpets)

TextileTALKS | Parte fundamental da ação da Bienal, para o enquadramento do têxtil no contexto da arte contemporânea, centra-se na conversa formal e informal, reflexão e debate de projetos e ideias partilhadas. De forma livre, projetos e obras artísticas apresentam-se e discutem-se, nestas Textile Talks, seja presencialmente ou recorrendo a plataformas virtuais.

Para mais informações (+)