Mirandela e Valpaços investem 250 mil euros na valorização de troço do Caminho de Santiago

Caminho de Santiago

Uma parceria intermunicipal entre Mirandela e Valpaços vai permitir a valorização do trajeto que ligará estes dois concelhos ao Caminho Interior Português, em Chaves.

Os dois municípios avançaram para uma candidatura que foi recentemente aprovada com uma verba a rondar os 250 mil euros, comparticipada em 85% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), que irá incidir na valorização do património cultural associado ao Caminho de Santiago.

O projeto que vai agora ser implementado pelas duas autarquias pretende, entre outras coisas, “promover a qualificação e valorização dos ativos histórico-culturais com vocação turística nos territórios, contribuindo para o enriquecimento da oferta turística da Região”, anuncia, este domingo, o Município de Mirandela.

Para além disso, a ideia é “valorizar a excelência do património cultural no contexto das estratégias regionais distintivas de desenvolvimento turístico e promover o desenvolvimento de produtos turísticos prioritários, nomeadamente o turismo cultural, turismo de natureza e turismo de saúde e bem-estar.

As câmaras de Mirandela e Valpaços estimam que este troço do Caminho de Santiago venha a receber cerca de 5000 visitantes por ano.

Fonte: JN