Visita guiada ao Museu Arqueológico do Carmo

visita_guiada_museu_arqueologico_carmo

No próximo dia 30 de julho, o Programa “Turismo na Cidade” leva-nos a mais uma visita aos Museus de Lisboa, desta vez ao Museu Arqueológico do Carmo.

As Ruinas do Carmo são o que resta do antigo convento do Carmo, mandado construir por D. Nuno Alvares Pereira em 1389, numa das colinas de Lisboa, em frente ao Castelo de S. Jorge, na altura residência do Rei de Portugal.

Em 1755 na altura em que aconteceu o grande terramoto de Lisboa, o mosteiro ruiu, tendo restado apenas as paredes laterais e as fundações da parede de suporte da Capela-mor, a que tinha sido mais difícil de edificar.

A reconstrução recomeçou de imediato, mas nunca foi total por ser muito dispendiosa, o que levou a que o mosteiro tenha ficado ao abandono, tendo mesmo sido utilizado como cavalariça e lixeira.
Cerca de meados do séc. XIX (1864) foi transformado em Museu Arqueológico do Carmo, com o apoio do arquiteto da Casa Real, e, destinado a receber e expor peças escultóricas procedentes das escavações do mosteiro e de outros antigos edifícios arruinados.

– Inscrições Gratuitas e Limitadas destinadas a recenseados na Freguesia;
– Transporte assegurado pela Junta de Freguesia;
Uso obrigatório de máscara;
– Inscrições presenciais na Casa da Cidadania (Estrada de Benfica, 419) ou através do telefone 217248610
– Horário da visita:
– Manhã (10h00-13h00) – Partida da JFSDB às 9h00 e regresso às 14h00

Para mais informações (+)