Fundação Côa Parque vai liderar equipa de investigadores para cartograr o Vale do Côa

81

Museu do Côa, Vale do Côa

O ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, anunciou hoje que a Fundação Côa Parque vai liderar uma equipa multidisciplinar de investigadores, ligados às tecnologias espaciais e à arqueologia, como missão de cartografar digitalmente o Vale do Côa.

“O desafio para a constituição desta equipa multidisciplinar foi lançado há pouco mais de uma mês e junta vários especialistas, desde arqueólogos, biólogos, geólogos, agrónomos ou investigadores aeroespaciais, e vai ser coordenada pela Fundação Côa Parque [FCP], juntado especialistas de várias instituições académicas e científicas”, concretizou o governante.

Os investigadores são oriundos do Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEIIA), situado em Matosinhos, da Universalidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

“A ideia passa por fazer um mapeamento detalhado de todo o Vale do Côa, usando vários tipos de equipamentos dotados de sensores, como balões, drones ou satélites, para depois se utilizar todas a informação recolhida para, posteriormente, ser processada e catalogada, para ganhar valor científico e económico”, indicou Manuel Heitor.

O anúncio foi feito durante a sessão comemorativa dos 25 anos da criação do Ministério da Ciência e Tecnologia (1995-2020) e do 10.º aniversário do Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa.

Fonte: Porto Canal