Revista Património número 5 disponível online

188

Revista_Patrimonio_5

Encontra-se disponível online o número cinco da Revista Património, edição da DGPC em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda.

As alterações globais nos domínios económicos, social, político e ambiental, motivaram a mudança dos paradigmas da perceção do mundo. O século XXI, para além do aumento da velocidade com que se verificam essas mudanças, trouxe profundas transformações no modo como a sociedade se relaciona com a cultura e com o património cultural. A ideia de que o património faz já parte de tudo, que abarca infinitas memórias e também inclui já o presente – que pode ser olhado sob inúmeras perspetivas – e o reconhecimento do papel fulcral que representa para a estabilidade, para a coerência e para o desenvolvimento da sociedade, veio desordenar as peças de um enorme puzzle de conhecimento, que deixou de ser possível compor tal como sempre o tínhamos concebido. Novas prioridades e emergências sociais obrigam a reequacionar o lugar da cultura e do património.

Foram também estas preocupações que estiveram na base da decisão da Comissão Europeia de instituir o Ano Europeu do Património Cultural em 2018; a cultura no fundamento da estrutura e da coesão das sociedades, na afirmação da especificidade de um continente mesclado por relações interculturais construídas ao longo de muitos séculos, na base de um formato de desenvolvimento económico e social baseado em valores fundamentais centrados no ser humano, colocando-nos perante desafios que apelam à abertura de perspetivas, à resiliência e à inovação.

O Caderno desta revista é dedicado a alguns desses desafios.

Para mais informações (+)