“Tesouro” raro pode ser visto em Coimbra

172

Museu Nacional Machado Castro, Coimbra

Uma pintura da autoria do Mestre de Santa Clara, catalogada como “tesouro nacional” desde Maio de 2018, já pode ser vista no Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra).

A obra, “Virgem com o Menino e dois anjos”, consiste num quadro a óleo, datado do século XV.

Referido por especialistas em arte antiga como tendo estado desaparecido, o quadro surgiu à venda, em leilão, em Março de 2015, por um valor base de 5 000 euros, e foi comprada (30 000 euros) pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

“Virgem com o Menino e dois anjos” encontra-se, no Museu de Machado de Castro, junto do conhecido tríptico gigante de Santa Clara, também ele da autoria de um pintor cujo nome se desconhece.

A obra pode ser vista, em Coimbra, graças a uma iniciativa de partilha levada a cabo pelo Museu Nacional de Arte Antiga e pelo de Machado de Castro (MNMC) no âmbito da sétima edição da rubrica “Tesouros partilhados”.

Quanto à rubrica denominada “Museu visto à lupa”, ela vai proporcionar visitas guiadas no MNMC por ocasião das quatro quintas-feiras de Agosto (18h00). Através do endereço de correio electrónico servicoseducativos@mnmc.dgpc.pt, é recomendável a realização de inscrição por parte das pessoas interessadas.

Siga-nos