Rede Cultural Aljubarrota 1385 junta três municípios em projeto de 300 mil euros

61

aljubarrotaljubarrota

 

Os municípios de Alcobaça, Batalha e Porto de Mós vão lançar um projeto visando a promoção de eventos relacionados com a Batalha de Aljubarrota, numa programação que se estenderá por dois anos e um investimento de 300 mil euros.

O projeto – Rede Cultural Aljubarrota 1385 –  vai assentar em parcerias com “agentes culturais e grupos de teatro dos concelhos” onde, ao longo de dois anos, “serão promovidos eventos, entre os quais uma produção teatral em três atos a apresentar nos três territórios”, explicou o autarca.

O programa integrará ainda eventos de natureza musical, teatral, e cinematográfica, entre outras, bem como ações de promoção e divulgação territorial e do património histórico e natural dos três concelhos, com o objetivo de “aumentar a atratividade dos territórios e o número de visitantes; sensibilizar a população a compreender a importância da cultura, arte e ambiente e aumentar a fruição cultural das populações”, pode ler-se numa súmula do projeto a que a Lusa teve acesso.

O objetivo das autarquias é que “algumas ações possam arrancar já este ano”, embora, segundo Paulo Inácio, “o grosso dos eventos vá acontecer em 2021”.

A candidatura terá um valor global de 300 mil euros, financiados pelo Programa Operacional Regional do Centro a 100% no primeiro ano de operações e a 95% no segundo ano.

Fonte: Observador