Fundação Marques da Silva e OASRN lançam novos Mapas de Arquitectura

93

mapas_arquitectura

A OASRN, em parceria com a Fundação Marques da Silva, acaba de lançar a segunda edição, revista e ampliada, do Mapa de Arquitetura José Marques da Silva (pt/eng e es/fr), e a segunda edição revista do Mapa de Arquitetura Fernando Távora (pt/eng e es/fr). O Mapa dedicado a José Marques da Silva, lançado inicialmente em 2009, continua a manter o foco na cidade do Porto, mas sinaliza agora outras obras ausentes da primeira edição, como a Casa de São Roque ou as moradias geminadas da rua de Gondarém. O Mapa Fernando Távora, de 2016, tal como o de Marques da Silva esgotado na sua versão impressa, foi revisto mantendo-se, no entanto, o roteiro anteriormente traçado e já então supervisionado pelo arquiteto José Bernardo Távora.

No âmbito desta linha editorial, a Fundação Marques da Silva colaborou ainda com a OASRN e a arquiteta Helena Ricca na produção do novo Mapa de Arquitetura Agostinho Ricca (pt/eng e es/fr). Com texto introdutório de João Luís Marques, o roteiro percorre 49 obras representativas de um valioso e diversificado legado, idealizado por este arquiteto ao longo de 70 anos de atividade profissional.

Neste contexto, a OASRN reeditou também o primeiro mapa a ser publicado, em 2008, o Mapa de Arquitetura Arménio Losa e Cassiano Barbosa (pt/eng es/fr). A coleção completa-se com os Mapas de Arquitetura dedicados a Álvaro Siza (pt– eng – es) e Eduardo Souto de Moura (pt – eng – es).

Fonte: Fundação Marques da Silva

Para mais informações (+)