EUA inauguram museu dos Jogos Olímpicos

museu_olimpico_eua

A cidade de Colorado, nos Estados Unidos da América, acolhe, a partir de agora, um novo museu dedicado aos jogos olímpicos. O Museu dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos dos Estados Unidos, da autoria do estúdio de arquitectura Diller Scofidio + Renfro, constitui uma homenagem à participação americana neste evento.

Localizado no centro da cidade, o museu é composto por quatro volumes revestidos de alumínio dispostos em forma de catavento, que contém as galerias, um auditório e um espaço para eventos. Os quatro volumes foram envolvidos por uma superestrutura de aço que parece inclinar-se sobre a vidraça do piso térreo, com janelas verticais que se estendem até o topo do edifício.

O edifício, de mais de 5.500 metrospossui quase 1.800 m2 de galerias, um teatro de última geração, espaço para eventos e uma cafeteria. Inspirado pela energia e graça dos atletas da equipa dos EUA e pelos valores inclusivos, o formato de espiral dinâmico do edifício permite que os visitantes desçam das galerias num caminho contínuo.

Uma praça com terraços encontra-se no coração do complexo do museu, embalada pelo prédio do museu ao sul e o café ao norte. A praça emoldura uma vista de cartão-postal do Pikes Peak e das Montanhas Rochosas. Com assentos em anfiteatro embutidos, a praça pode receber eventos ao ar livre em todas as estações, de jogos de inverno a jogos de verão. A acessibilidade é um elemento-chave do projeto, e é o único museu nos Estados Unidos dedicado ao legado dos atletas olímpicos e paralímpicos do país.

Desde os primeiros estágios de projeto, a equipa consultou um comité de atletas paralímpicos e pessoas com deficiência. Portanto, este museu pode ser classificado como um dos museus mais acessíveis do mundo, garantindo que todos os visitantes possam partilhar perfeitamente a mesma experiência. As rampas guiam os visitantes por um caminho de circulação em declive suave que permite um movimento mais fácil.

Fonte: Idealista

Para mais informações (+)