Contextile 2020 – Krista Leesi vence Prémio Aquisição

42

contextile_krista_leesi

A estoniana Krista Leesi foi a vencedora do Prémio Aquisição com o trabalho ‘Wallpaper & wall hanging’, atribuído ao abrigo da Contextile 2020 – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, a decorrer em Guimarães até 25 de outubro.

Em comunicado enviado à Lusa, a organização do evento aponta que o júri internacional escolheu aquele trabalho entre as 59 obras finalistas de 50 artistas de 29 países, tendo concorrido um conjunto de 870 artistas de 65 países com 1150 obras.

A Contextile, que em 2020 tem como tema “Lugares de Memória”, atribuiu ainda a 1.ª Menção Honrosa ao trabalho ‘Network’, da lituana Monika Zaltauskaite Grasiene e a 2.ª Menção Honrosa à peça ‘Nativité’ da francesa Aurélia Jaubert.

Segundo explica no texto a Krista Leesi, ‘Wallpaper & wall hanging’ assenta “numa imagem de parede externa do que resta da entrada do Museu de Arte Aplicada e Design da Estónia”, sugerindo que “a fotografia é impressa em papel como papel de parede e a mesma imagem também é tecida com ‘teares jacquard’ como decoração de parede”.

O Prémio Aquisição é adquirido pelo município de Guimarães.