percursos_memoria_industria_bacia_ave

As Jornadas da Primavera do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave foram repensadas dando origem, em 2019, a um ciclo de conferências com visita guiada “Percursos e memórias da indústria na Bacia do Ave. Ciclo de conferências com visita guiada”. Na edição deste ano, devido à pandemia, o Ciclo de Conferências irá realizar-se em formato presencial (conferência + visita) e online (conferência).
26 DE SETEMBRO | 15h00
“A importância dos rios para a atividade industrial em Vila Nova de Famalicão: um contributo histórico geográfico a partir dos trabalhos dos Serviços Hidráulicos”, por Francisco Silva Costa, Departamento de Geografia da Universidade do Minho.
VISITA: Central Hidroelétrica de Santa Rita, Fafe.
21 DE NOVEMBRO | 15h00
“A indústria da memória: análise da construção simbólica da Sampaio, Ferreira & C.ª como património industrial de Riba de Ave”, por Guilherme Pozzer, Universidade do Minho e membro do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).
VISITA: Riba de Ave: e as marcas de Narciso Ferreira.
12 DE DEZEMBRO
14h30 Apresentação do II VOL. da coleção monográfica Arqueologia Industrial
15h00 “A evolução societária da Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela no 175.º aniversário da sua fundação (1845-2020)”, por José Manuel Lopes Cordeiro, Coordenador Científico do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave.
VISITA: Hotelar Têxtil, instalada na antiga Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela, Negrelos, Vila das Aves.
*Aguarda certificação de Ação de Curta Duração (13 horas) pelo CFAEVNF – Centro de Formação Associação de Escolas de V. N. de Famalicão.