Alfândega da Fé reabilita Casa do Arcebispo D. José de Moura

casa_adro_alfandega_fe

A autarquia de Alfândega da Fé vai dar início à obra de reabilitação e reconstrução da Casa do Adro, também conhecida como Casa do Arcebispo D. José de Moura.

Com o investimento de mais de meio milhão de euros, co-financiados pelo programa Norte 2020, a autarquia pretende “dinamizar o centro histórico local, criando novas infraestruturas para acolher o posto de turismo e instalar um Museu Municipal de Arte para mostra permanente do espólio do município”.

O objetivo “é reforçar a oferta cultural e turística do concelho, promovendo a passagem de mais pessoas pela zona antiga da vila, dando-lhe nova vida e mais dinamismo”, realça a autarquia.

Paralelamente à reabilitação da casa, está a ser realizado um trabalho de investigação, a cargo do historiador alfandeguense Francisco José Lopes, para aprofundar o conhecimento sobre o edifício, sobre as famílias que ali habitaram, com especial destaque para a ligação do Arcebispo D. José de Moura àquela casa e a Alfândega da Fé.

Fonte: RR