Município da Amadora comemora Jornadas Europeias do Património

exp_ferro_fogo_amadora

O Município da Amadora comemora as Jornadas Europeias do Património:

Visitas orientadas – Casa Roque Gameiro
No âmbito da celebração das Jornadas Europeias do Património serão realizadas ao longo do dia 25 de setembro, 3 visitas temáticas à Casa Roque Gameiro.

Tema: Roque Gameiro e os Ideais Republicanos
Horário: 10h00/11h00
Através de um percurso orientado pela Casa Roque Gameiro, o visitante ficará a saber mais sobre os ideais republicanos que Alfredo Roque Gameiro seguiu e defendeu ao longo da sua vida, e a forma como os mesmos se refletiram na sua obra e na sua Casa.

Tema: A Arquitetura da Casa Roque Gameiro
Horário: 14h00/15h00
A Casa Roque Gameiro resulta de um projeto conjunto de Alfredo Roque Gameiro e Raul Lino, assumindo-se como um espaço único e singular, cujos traços arquitetónicos são o símbolo da época de grandes mudanças em que estes dois vultos viveram. Esta visita dará a conhecer a Casa e toda a história por detrás dos pormenores da sua arquitetura.

Tema: As Artes Decorativas na Casa Roque Gameiro
Horário: 16h00/17h00
As artes decorativas que adornam a Casa Roque Gameiro, foram pensadas como complemento do projeto de arquitetura e representam na perfeição os ideais e valores de Alfredo Roque Gameiro.
Esta visita orientada permitirá conhecer os elementos decorativos únicos que compõem a casa e deslumbram o olhar de qualquer visitante, sobretudo os azulejos da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro.

Participação gratuita e limitada a 5 vagas por visita.
Inscrições e informações: museu.arqueologia@cm-amadora.pt, tlfs: 214369090/214369058

26 de setembro (sábado):
Abertura da exposição temporária “A Ferro e Fogo: Cometna e Sorefame”
Entre 26 de setembro de 2020 e 8 de maio de 2022 ficará patente no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira a exposição “A Ferro e Fogo: Cometna e Sorefame” que pretende dar a conhecer a história de duas das empresas da indústria metalúrgica e metalomecânica pesada, que no século XX laboraram na zona fabril da Venda Nova, e cujo legado constitui uma das vertentes mais importantes do Património Industrial do Município.

Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira
Horário: 09h00/13h00 – 14h00/17h00
Destina-se a famílias e participantes individuais
Neste dia a entrada é gratuita
Informações: museu.arqueologia@cm-amadora.pt, tlfs: 214369090

26 de setembro (sábado):
Recriação do Clã de Carenque
No âmbito das Jornadas Europeias do Património, os vários membros do clã de Carenque vão estar no Núcleo Monográfico da Necrópole de Carenque a realizar visitas orientadas ao sítio e a falar de todas as atividades que eram desenvolvidas nos povoados durante a pré-história.
Atividade realização em parceria com a ARQA – Associação de Arqueologia da Amadora.

Horários disponíveis: 10h00; 11h00; 12h00; 14h00, 15h00 e 16h00
Destina-se a famílias e participantes individuais
Local: Núcleo Monográfico da Necrópole de Carenque

Participação gratuita e limitada a 10 vagas por visita.
Inscrições e informações: museu.arqueologia@cm-amadora.pt, tlfs: 214369090

27 de setembro (domingo):
Espetáculo de Robertos no Jardim da Casa Roque Gameiro
Os Robertos fazem parte da tradição popular do teatro de marionetas em Portugal, muitos de nós ainda se lembram de ver por todo o país, nas feiras, mercados e praias, estes fantoches com as suas histórias animadas. Na Amadora, estes espetáculos tiveram lugar por diversas vezes no Parque Delfim Guimarães.
Este ano, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, a Câmara Municipal da Amadora, oferece, não só aos mais novos, mas a todas as crianças que existe em cada um de nós, um espetáculo de robertos, produzido por uma das famílias de bonecreiros mais antigas do país, os Robertos Santa Bárbara, no jardim da Casa Roque Gameiro

Local: Jardim da Casa Roque Gameiro

Participação gratuita e limitada a 20 lugares.

Nota: Em todas as atividades é obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos