Cantanhede acolhe primeiro museu do mundo dedicado ao Spectrum

museu_spectrum_cantanhede

A partir do próximo dia 17 de outubro, Cantanhede acolhe o primeiro museu do mundo dedicado ao Spectrum, uma iniciativa que resulta de uma parceria entre o colecionador João Ramos e o município.

“O que vamos encontrar aqui? Este é um espaço dedicado à revolução tecnológica simbolizada pelo ZX Spectrum, o primeiro computador de muitos portugueses e de muitos europeus e um computador com uma história muito forte ligada a Portugal, que muitos portugueses não sabem”, contou à agência Lusa João Ramos.

O objetivo não é ser a maior coleção do mundo, mas antes convidar a conhecer aquele universo que disse tanto a tantos jovens nos anos 1980 e que também é uma marca numa revolução tecnológica que continua nos dias de hoje, explicou.

Apoiado por vídeos e guias de visita, o público pode ver como funcionavam os primeiros ZX Spectrum, mas também terão a oportunidade de experimentar ou revisitar os rudimentares jogos feitos na altura.

Para além disso, o museu também explica a história da ligação dos Spectrum a Portugal, a partir da empresa Timex, que colaborou na montagem e desenvolvimento dos computadores.

Fonte: DN