Aldeia Histórica de Sortelha recebe festa inspirada em lenda

163

12_rede_2020

A Aldeia Histórica de Sortelha vai acolher, no dia 17, uma festa do ciclo ’12 em Rede – Aldeias em Festa’, sob o mote da “mítica lenda do ‘Beijo Sem Fim'”.

“Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno”, lê-se.

O evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do município do Sabugal, Junta de Freguesia de Sortelha, associações e agentes económicos locais, com o apoio do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Depois de Sortelha, o ciclo ’12 em rede – Aldeias em Festa 2020′ prossegue em Castelo Novo (24 de outubro), Idanha-a-Velha (31 de outubro) e Monsanto (07 de novembro).

Fonte: Notícias ao Minuto

 

Siga-nos