Diretoria do Norte da Polícia Judiciária festeja aniversário com exposição invulgar

policia_judiciaria

A Diretoria do Norte da Polícia Judiciária celebra o seu 75º aniversário com uma exposição invulgar. Designada de “A Arte do Falso”, a mostra reúne várias obras de arte falsa, apreendidas na última década e meia por inspetores da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, designadamente imitações de pinturas e desenhos dos pintores portugueses Júlio Pomar e Mário Cesariny, assim como do pintor moçambicano Malangatana e do artista espanhol Pablo Picasso.

As obras falsas, que vão ser expostas ao público, foram sendo localizadas pelos inspetores da PJ, principalmente nos grandes centros urbanos, como Lisboa e Porto, em galerias de arte, leilões, feiras, exposições e antiquários.

A exposição, que resulta da parceria entre o Centro de Congressos da Alfândega do Porto e a Polícia Judiciária – Diretoria do Norte, vai também exibir moedas e notas falsas apreendidas pela PJ, assim como armas, automóveis e joias, entre outros objetos.

A exposição “A Arte do Falso” vai ser inaugurada com a presença do diretor da Diretoria do Norte, Norberto Martins, na próxima sexta-feira, dia 9, pelas 18:30, no edifício da Alfândega do Porto, e insere-se no “programa das comemorações do 75.º aniversário da Diretora do Norte da PJ”, segundo a nota de imprensa.