“Camiliana de Sintra” em exposição no MU.SA

39

Camilo Castelo Branco

A partir de 17 de outubro e até 27 de dezembro, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, está patente a exposição “Camiliana de Sintra: Bem Cultural de Interesse Público” que pretende dar a conhecer documentos únicos de um valioso espólio de e sobre o escritor Camilo Castelo Branco.

Constituído por um fundo arquivístico, bibliográfico e iconográfico, considerado o melhor do mundo, a coleção da Camiliana de Sintra representa, a vários títulos, a obra de Camilo Castelo Branco, um dos maiores génios da literatura portuguesa.

Formada a partir da coleção particular de Rodrigo Simões do Carmo Costa (1873-1947), sintrense que colecionou exaustivamente obras da autoria e sobre Camilo Castelo Branco, e que em 1939 doou a sua coleção ao Município de Sintra, tendo a Câmara Municipal de Sintra enriquecido substancialmente o espólio a partir dessa data.

Além da exposição deste magnífico e único testemunho da vida de Camilo Castelo Branco estão agendados recitais, conferências, oficinas e ateliês. Contudo, importa lembrar que a participação nestas atividades está sujeita a marcação prévia junto do MU.SA – Museu das Artes de Sintra.

Fonte: SIC Notícias