DGPC investe na criação de acessos para pessoas com mobilidade condicionada nos seus Museus, Monumentos e Palácios

83

DGPC

Sete equipamentos culturais vão melhorar a sua capacidade de receber visitantes com necessidades especiais, na sequência do financiamento de €105 024, 28 atribuído à execução de 10 projetos submetidos pela Direção-Geral do Património Cultural ao Programa de Acessibilidades aos Serviços Públicos e na Via Pública (PASPVT).

Esta verba permite à DGPC prosseguir  a sua ação no sentido de criar em todos os equipamentos culturais condições para um acesso universal e inclusivo, adaptando os espaços de modo a acolher cidadãos com mobilidade condicionada. Todas as intervenções programadas no âmbito do PASPVT são financiadas a 100 por cento e deverão estar concluídas até ao final de 2020.

PASPVP (Portaria n.º 200/2020 de 19 de agosto) tem por objetivo “promover a acessibilidade aos cidadãos com mobilidade condicionada, mediante a eliminação de barreiras arquitetónicas no edificado afeto aos organismos da administração pública, na forma direta e indireta, que realize atendimento ao público ou que receba público, perspetivando a criação de espaços com condições de acesso para todos.” Este Programa é operacionalizado pela Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades.

Conheça os equipamentos que irão beneficiar deste apoio (+)