Universidade de Coimbra anuncia novo espaço museológico a ser inaugurado no próximo ano

241

 

“Recriar todo o universo do museu numa só sala”. É com este desígnio que será criado o Gabinete de Curiosidades do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC). A abertura deste novo equipamento está agendada para o início do próximo ano e beneficia do apoio da Fundação “la Caixa”. Apresentado como “uma peça chave” de uma estratégia global de valorização do património museológico, o gabinete pretende provar que a riqueza da Universidade de Coimbra “vai muito além” da Biblioteca Joanina.

O Gabinete ficará instalado na antiga sala Carlos Ribeiro do Museu da Ciência, onde dará a conhecer uma coleção de “objetos estranhos, exóticos, peculiares”, que promete despertar a curiosidade dos visitantes e atrai-los para os outros espaços do museu onde “o conhecimento já está mais organizado e sistematizado”.

Paulo Trincão, “o ideólogo deste espaço”, como o apelidou o reitor, caracterizou o Gabinete das Curiosidades como um género de chamariz que convocará os visitantes a “contemplar toda a riqueza do restante espólio”.

Fonte: Diário as Beiras