Conferência recorda Aristides Sousa Mendes

58

conferencia_holocauto_aristides_sousa_mendes

Uma conferência sobre “Os 75 anos dos julgamentos de Nuremberga” e “Aristides Sousa Mendes” decorre hoje, às 15:00, no salão nobre do Tribunal da Relação de Coimbra.

Trata-se do primeiro evento promovido no âmbito do “Projeto Nunca Esquecer – Programa nacional em torno da memória do Holocausto”, refere a organização.

A iniciativa visa “a promoção e realização de ações de homenagem, divulgação e desenvolvimento do estudo e conhecimento sobre o Holocausto, designadamente o papel assumido por cidadãos portugueses que apoiaram vítimas e refugiados do regime nazi, de entre os quais se destaca o diplomata Aristides de Sousa Mendes, bem como as vítimas portuguesas”.

A conferência conta com intervenção gravada da jornalista e escritora Esther Mucznik e com a participação do presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, Luís Azevedo Mendes, e da comissária do Projeto Nunca Esquecer, Marta Santos Pais.

São também oradores Cláudia Ninhos, doutorada em História, o juiz Marco Broques e António Moncada Sousa Mendes, neto de Aristides Sousa Mendes.

“A iniciativa encerrará com um concerto da Orquestra Clássica do Centro, divulgando temas expressamente dedicados ao Holocausto”, adianta a organização.

Fonte: Diário as Beiras