Castelo Branco: descobrir a cidade e a região a partir do Museu Francisco Tavares Proença Júnior

83

museu_francisco_tavares_proenca_junior

O Museu Francisco Tavares Proença Júnior é um excelente ponto de partida para conhecer a cidade de Castelo Branco. Fundado em 1910, e inicialmente instalado no Convento dos Capuchos de Castelo Branco, está desde 1971 instalado no edifício do antigo Paço Episcopal.

o Museu tem por base a coleção arqueológica da Francisco Tavares Proença Júnior, à qual se somaram peças de arte provenientes do Paço Episcopal e incorporações sucessivas representativas da história da cidade e da região, nomeadamente: arte têxtil, arte sacra, etnografia, mobiliário e outras artes relacionadas com a cultura regional.

Do acervo original, constituído pelo fundados, destacam-se conjuntos importantes de epigrafia romana, megálitos da idade do Bronze, ourivesaria da Idade do Ferro e materiais do paleolítico e do neolítico. Nas coleções de arte, destacam-se as peças herdadas do antigo Paço Episcopal.

Um dos atrativos do Museu é, simultaneamente, uma das marcas identitárias da cidade beirã: as colchas de Castelo Branco. Feitas em linho bordado com sedas de fio natural, as suas origens remontam ao século XVI. O bordado é conhecido pelas suas cores vivas e pelos elementos que retrata: elementos vegetalistas e pássaros são alguns dos elementos mais comuns.

Uma visita a não perder, complementada com uma visita ao Jardim do Paço, paredes meias com o museu e um dos mais emblemáticos de Castelo Branco.

Largo Dr. José Lopes Dias
6000-462 – Castelo Branco