Tulipeiro da Virgínia, no Museu dos Biscaínhos, candidato a prémio internacional

tulipeiro_biscainhos
Foto: Museu dos Biscaínhos

O Tulipeiro da Vírginia (Braga) está a concurso no prémio Árvore do Ano 2021. Trata-se de uma magnífica árvore bissecular da espécie Liriodendron tulipifera L., vulgarmente conhecida por Tulipeiro da Virgínia. Tudo aponta para que esta árvore seja o exemplar arbóreo representado no mapa da cidade de Braga datado de 1755. De acordo com o gosto paisagístico do século XVIII, este tulipeiro foi plantado em simetria com um outro exemplar que sobreviveu até ao final da década de 1970. No local deste, foi plantado em 1997 um novo tulipeiro.

Face às qualidades extraordinárias e por se tratar do exemplar desta espécie com maiores valores dendrométricos registados até ao momento em Portugal, o tulipeiro dos Biscainhos foi classificado como de Interesse Público em 2010.

Alguns dados do Bilhete de Identidade do Tulipeiro:
Idade: 270 anos.
Diâmetro médio da copa: 19,90 metros.
Altura total: 27, 40 metros.

A árvore com mais votos irá representar Portugal no concurso europeu TREE OF THE YEAR 2021.

Pode votar até dia 23 de novembro às 23h59

O voto é validado através do link recebido no seu e-mail. Se não validar o voto, este será considerado nulo. Vote aqui (+)

Fonte: Museu dos Biscaínhos