Grupo de Projeto Museus no Futuro apresenta Relatório Final

Museu Nacional de Arte Antiga, Painéis de S. Vicente

O Grupo de Projeto Museus no Futuro concluiu a redação do Relatório Final, conforme determinado pela alínea b) do nº 4 da Resolução de Conselho de Ministros nº 35/2019, de 18 de fevereiro, que está na sua origem. Este documento foi apresentado e debatido no passado dia 4 de novembro, em reunião de todo o Grupo com a Ministra da Cultura e a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural.

Com este relatório apresenta-se uma panorâmica global do conjunto de Museus, Palácios e Monumentos afetos à Direção-Geral do Património Cultural e às Direções Regionais de Cultura e formula-se recomendações que dão resposta ao mandato conferido ao Grupo de Projeto. Tendo como principal objetivo a conceção e a proposta dos instrumentos necessários à implementação de modelos de gestão, que promovam a sustentabilidade económica, financeira e social dos Museus, Palácios e Monumentos, o Grupo de Projeto operacionalizou as propostas em cinco eixos temáticos: Gestão de Museus, Palácios e Monumentos; Redes e Parcerias; Transformação Digital; Gestão de Coleções; Públicos e Mediação.

As recomendações apresentadas apontam para medidas que convocam o Estado e a sociedade, sublinhando a relevância e a centralidade das políticas públicas e salientando o papel da sociedade no reconhecimento do património cultural móvel e imóvel e do trabalho desenvolvido por Museus, Palácios e Monumentos na preservação e comunicação do património que é de todos.

Fonte: DGPC

Disponível aqui: