Atelier R2 Design vence Prémio com ‘Arquivo Diogo Seixas Lopes’

68

arquivo_diogo_seixas_lopes

O atelier R2 Design venceu o Prémio Design de Livro 2020, pela resposta ao “desafio complexo” de desenhar o livro ‘Arquivo Diogo Seixas Lopes’, da Dafne Editora.

O prémio é atribuído por consenso, com o júri a sublinhar “o modo categórico, extremamente competente, como R2 respondeu ao desafio complexo de formalizar e organizar os materiais de texto e de imagem, assegurando a consistência estrutural e o ritmo do livro ao longo das suas mais de 850 páginas”.

O livro, com edição de André Tavares e ‘selo’ da Dafne Editora, reúne os textos e publicações do arquiteto Diogo Seixas Lopes (1972-2016) que estavam dispersos por diferentes suportes e meios, e que versam sobre variados temas, da música punk rock ao cinema, da arte à arquitetura.

O R2 Design foi fundado em 1995, no Porto, por Lizá Defossez Ramalho e Artur Rebelo, trabalha nas áreas do design para arquitetura, arte contemporânea e teatro, tendo sido distinguido em 2014 como melhor atelier europeu de design.

Nesta terceira edição do Prémio Design de Livro foram ainda atribuídas menções honrosas a Joana Durães, pelo design de ‘Ce qu’il reste’, e ao Atelier Carvalho Bernau, pelo design de ‘Irma Blank’.

O júri integrou Sílvia Prudêncio, Miguel Wandschneider, Rui Costa e Rui Silva.