Exposição «Guerreiros e Mártires. A Cristandade e o Islão na formação de Portugal»

exp_guerreiros_martires_mnaa

O Museu Nacional de Arte Antiga apresenta a exposição Guerreiros e Mártires. A Cristandade e o Islão na Formação de Portugal. A mostra, em exibição no Piso 0 – Galeria de Exposições Temporárias), está patente até ao dia 28 de fevereiro de 2021,

Em 2020, passam 800 anos do martírio de um grupo de franciscanos italianos: Berardo, Otão (sacerdotes), Pedro (diácono), Acúrsio e Adjuto (leigos) – os Mártires de Marrocos – que, em 16 de Janeiro de 1220, foram mortos no Norte de África.

Tendo como pano de fundo uma época crucial da afirmação e estabelecimento de Portugal como nação, a exposição temporária “Guerreiros e Mártires. A Cristandade e o Islão na Formação de Portugal” através de um conjunto de peças (ourivesaria, cerâmica de luxo e comum, peças militares, tesouros monetários, pintura, iluminura, escultura, têxteis, marfins e artes do fogo) irá permitir aos visitantes desvendarem as vivências deste importante período.

O projeto envolve mais de cinquenta instituições (museus, bibliotecas, igrejas e coleções particulares) de Portugal e Espanha, e enquadra-se nas Comemorações do Ano Jubilar dos Mártires de Marrocos e de Santo António, tendo como parceiros a Diocese de Coimbra, a Igreja de Santa Cruz de Coimbra e o Museu Nacional Machado de Castro.

O BPI e a Fundação “la Caixa” são Mecenas da Exposição.

Fonte: DGPC