“Jardim Misterioso”: exposição de fotografia no Museu Nacional do Traje

exp_jardim_misterioso_mntraje

O Museu Nacional do Traje apresenta a exposição de fotografia “O Jardim Misterioso “,de Paulo Ribeiro Baptista.

A ideia de jardim na cultura ocidental sugere, desde logo, o Genesis, o Éden e o episódio da criação do ser humano, ou seja, a própria Vida. Muitos jardins foram pensados e planeados como representações alegóricas do próprio mundo e podem ser traduzidas em vários quadros a que podemos chamar “paisagens”.

Na exposição O Jardim Misterioso procuramos traçar um percurso visual percorrendo um conjunto de “janelas” através das quais podemos observar vários aspetos do Parque Botânico do Monteiro-Mor sob uma perspetiva melancólica que traduz, afinal, um estado de alma profundamente marcado por este tempo tão perturbador do mundo presente e das nossas existências.

Para mais informações (+)