“Cantar dos Reis” de Ovar inscrito como Património Cultural Imaterial

94

cantar_reis_ovar

A Direção-Geral do Património Cultural inscreveu a tradição natalícia de Ovar conhecida como “Cantar dos Reis” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Com a publicação do anúncio da inscrição em DR, datada de 30 de outubro, fica concluído o processo de inscrição desta tradição no inventário, que foi iniciado em 2014 pela Câmara de Ovar, no distrito de Aveiro, e esteve em consulta pública.

“A inscrição do ‘Cantar dos Reis em Ovar’ no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial reflete os critérios (…) relativos à importância da manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade em que esta tradição se originou e se pratica”, justifica, em DR, o subdiretor-Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos.

Ainda segundo esse responsável, a decisão confirma também o valor da “produção e reprodução efetivas que caracterizam esta manifestação do património cultural na atualidade, traduzida em práticas transmitidas intergeracionalmente no âmbito da comunidade de Ovar, com recurso privilegiado à oralidade e envolvimento empírico”.