Portugal representado no DEMHIST

62

DEMHIST

O  DEMHIST – International Committee for Historic House Museums (Comité Internacional para Casas Históricas e Casas-Museu) anunciou a sua nova direção, cujo mandato vai decorrer entre 2021 e 2023. A direção é constituída por 10 elementos, oriundos da Holanda, Espanha, Itália, França, República Checa, Estados Unidos da América, Israel, Japão e Portugal, representado por António Ponte, diretor da Direção Regional de Cultura do Norte.

O DEMHIST é um fórum internacional para o debate de problemas e soluções relacionados com a conservação e administração de museus de casas históricas. Um dos objetivos do comité é criar um sistema de classificação metodológica para os inúmeros tipos de museus de casas históricas, visando ajudar os profissionais na melhor compreensão dos locais históricos e na definição eficiente da sua missão e objetivos, política de conservação, gestão, segurança e comunicação entre esses profissionais e o público. Portugal já anteriormente esteve representado neste Comité através das participações de Maria de Jesus Monge e Elsa Rodrigues.

Este comité faz parte do Conselho Internacional de Museus (ICOM), organização mundial dos museus e dos profissionais de museus. O ICOM dedica-se à promoção e proteção do património natural e cultural, presente e futuro, material e imaterial. Com mais de 35 000 membros em 135 países, a rede do ICOM é formada por profissionais que abarcam um grande leque de disciplinas relacionadas com os museus e o património.

Fonte: DRCN