Historiadora Ana Paula Rebelo Correia é a nova diretora do Museu da Marioneta de Lisboa

210

museu_marioneta_lx

A historiadora e investigadora Ana Paula Rebelo Correia foi escolhida para dirigir o Museu da Marioneta, em Lisboa.

De acordo com a EGEAC, que tutela o museu, ao processo de recrutamento concorreram 121 candidatos, tendo a escolha final, após entrevistas, indicado Ana Paula Rebelo Correia, que entrará em funções na direção, no início de 2021.

O júri deste processo de recrutamento foi composto por Joana Gomes Cardoso, presidente do Conselho de Administração da EGEAC, Sara Pereira, diretora do Museu do Fado, Vítor Serrão, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e diretor do Instituto de História da Arte, o colecionador Francisco Capelo e a ex-diretora do Teatro Viriato Paula Mota Garcia.

A nova diretora do Museu da Marioneta é doutorada em História da Arte pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica, onde também se licenciou e fez a agregação em Metodologia das Artes Plásticas.

O seu percurso profissional tem sido feito na área das artes e da iconografia, mas também na docência e no trabalho em museus, coordenando os serviços educativos do Museu Gulbenkian e do Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa.

Foi professora na Escola Superior de Artes Decorativas – Fundação Ricardo Espírito Santo Silva (ESAD-FRESS), e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Ana Paula Rebelo Correia irá ocupar o lugar da museóloga Maria José Machado Santos, que faleceu em abril deste ano, aos 59 anos.