Odette Ferreira no Museu da Farmácia

76

odete_ferreira

O Museu da Farmácia tem, a partir de 1 de Dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Sida – uma nova ala dedicada à Professora Odette Ferreira. Trata-se de uma homenagem a uma das mais notáveis cientistas portuguesas, responsável pela descoberta do vírus VIH-sida de tipo 2 e pelo estudo das bactérias hospitalares. Foi também coordenadora da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida, entre 1992 e 2000.

Esta nova ala, que integrará a exposição permanente do Museu da Farmácia Lisboa, está dividida em três núcleos: “Uma Mulher Imparável”, onde se apresenta o núcleo biográfico; “A descoberta”, com destaque para o vírus da SIDA tipo 2; e “Muito para além da Ciência”, que retrata o tempo na Comissão Nacional de Luta Contra a Sida e no Programa Troca de Seringas.

«O novo espaço traduz a intenção do Museu da Farmácia de partilhar e perpetuar o singular percurso de uma mulher e cientista de excepção, que se destacou pela sua coragem, persistência e espírito de missão, que contribuiu para a construção de um futuro melhor», afirma João Neto, director do Museu da Farmácia.