Museus de São João da Madeira vão ter um novo projeto de visita virtual

88

Museu_Chapelaria

Para fazer face aos constrangimentos provocados pela situação de pandemia, os museus de São João da Madeira estão a desenvolver um novo projeto de visita virtual, nomeadamente para o Museu do Calçado e para o Museu da Chapelaria.

Embora esteja a ser desenvolvido para ambos os museus, o projeto vai ser apresentado de forma individual. “Espera-se que a visita do Museu do Calçado possa ser apresentada ainda este ano e a do Museu da Chapelaria, se tudo correr como planeado, no início de 2021”, segundo a diretora Joana Galhano.

“As visitas são construídas em 3D, dando ao visitante a perceção de estar dentro do museu podendo, ele próprio, escolher o tipo de visita e o nível de conteúdos que pretende ver”. Em cada visita “há, naturalmente, uma orientação geral de percurso, mas esta será livre de ser seguida ou não. O visitante poderá iniciar a visita pela receção ou dirigir-se, de imediato, a um dos núcleos temáticos das salas expositivas”.
Em todo este processo “tem havido uma forte preocupação em fazer com que os conteúdos não sejam estáticos levando a que, deste modo, cada visita se torne dinâmica traduzindo-se numa mais-valia para o visitante, pois, de cada vez que a rever irá encontrar novos conteúdos”, antecipou Joana Galhano.

Fonte: Labor