WMF Portugal prepara campanha de angariação de mecenas para intervenção nos Jerónimos

77

Mosteiro dos Jerónimos

O World Monuments Fund Portugal (WMF-Portugal) vai lançar uma campanha de angariação de mecenas para prosseguir o restauro, em 2021, do interior da igreja do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, anunciou esta quinta-feira a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

ente da alteração e decaimento das pedras da Igreja” do mosteiro, monumento nacional tutelado pela DGPC, e cujo projeto global tem sido viabilizado financeiramente em múltiplas fases de proteção e valorização.

Obra-prima da arquitetura portuguesa do século XVI, o Mosteiro dos Jerónimos está inscrito na lista do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), desde 1983, juntamente com a Torre de Belém. É considerado uma joia do manuelino, estilo exclusivamente português que integra elementos arquitetónicos do gótico final e do renascimento, associando-lhe uma simbologia régia cristológica e naturalista que o torna único.

Em 2022, o monumento em pedra de lioz — o mais visitado no país — vai celebrar 500 anos da edificação, e a sua conservação e restauro, estimada em mais de dois milhões de euros, tem sido considerada urgente pela tutela.

Fonte: Observador