DiVaM ensina aos mais novos o que é ser arqueólogo

66

divam_Arqueologo_por_um_dia_2020

O DiVaM prossegue durante a próxima semana com mais iniciativas nos monumentos do Algarve. As Ruínas Romanas de Milreu são palco dos projetos Vamos dar “Voz à Cidadania “e “Arqueólogo por um dia!”, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe recebe um recital de canto e piano e a Fortaleza de Sagres acolhe o projeto “Música em Voz – Francisca e Vibrafone”.

O projeto Vamos dar “Voz à Cidadania” irá decorrer nas Ruínas Romanas de Milreu, nos dias 3 e 10 de dezembro, com início às 11 horas. Esta é uma iniciativa promovida pela Associação Internacional de Paremiologia, realizada em parceria com a ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve, onde se pretende explorar a Carta dos Direitos Humanos, associando às manifestações de vivências e experiências de vida da cultura popular, através dos provérbios. Os trabalhos serão posteriormente expostos nas Ruínas Romanas de Milreu. Projeto desenvolvido por Rui Soares e Marinela Soares.

Também nas Ruínas Romanas de Milreu irá ter lugar o projeto “Arqueólogo por um dia!”, a realizar no dia 5 de dezembro, em duas sessões, direcionadas para crianças entre os 9 e 14 anos de idade. As sessões estão agendadas para as 10h30 e 15 horas, com a duração de 90 minutos cada. Os participantes poderão experienciar as diversas fases de uma escavação arqueológica, desde a montagem das quadrículas, escavação, recolha de materiais, lavagem e desenho, após uma breve apresentação sobre esta profissão. Cada criança deve estar acompanhada por um adulto, sendo a atividade limitada a 5 crianças por sessão. Projeto promovido por Lais de Guia – Associação Cultural do Património Marítimo

Inscrição obrigatória através de milreu@cultalg.gov.ptou tef. 289 045 652

Fonte: DIVAM