Rui Chafes convidado para homenagear Alberto Giacometti

fundacao_giacometi

O artista Rui Chafes foi convidado pela Fondazione Centro Giacometti a criar uma escultura de homenagem a Alberto Giacometti.

A obra “Occhi Che Non Dormono” (‘Sleepless Eyes’), acaba de ser instalada e ficará em permanência no jardim do antigo hotel Piz Duan, hoje Fondazione Centro Giacometti, em Stampa, nos Alpes Suíços, em frente à casa onde Alberto Giacometti viveu em criança e adolescente e do atelier que partilhava com o seu pai Giovanni Giacometti.

Segundo Virginia Marano, curadora da instalação, “a escultura (…) encontra o seu espaço ideal no jardim do antigo hotel Piz Duan. O olhar aspira ao infinito para além do rio Maira e das encostas da montanha. Os olhos percebem, vêem e redesenham a relação com a paisagem e o invisível. Assim, o observador encontra-se imerso numa experiência estética da arte contemporânea, e reconhece o seu perfil acentuado que se liberta da gaiola “Le Nez” de Giacometti para iniciar uma viagem existencial em busca do absoluto.”

A inauguração oficial da obra está prevista para o próximo dia 4 de abril de 2021.

Fonte: Galeria Filomena soares