Colecção de livros sobre a diáspora portuguesa vai ser lançada este ano com dez volumes

imprensa_nacional_casa_moeda

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas anunciou na quinta-feira que a colecção sobre a história e a realidade cultural da diáspora portuguesa, resultado de um protocolo de cooperação celebrado entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), vai integrar dez obras a lançar este ano.

“A colecção já está pronta, já estão decididas as obras que vão ser publicadas este ano e também já está feita alguma programação para o ano de 2022”, afirmou em declarações à Lusa Berta Nunes, após a apresentação das obras no MNE. “São cerca de dez obras, uma colecção bastante variada, desde poesia, memórias, e até alguns documentos mais políticos”, adiantou a secretária de Estado.

A colecção das Comunidades Portuguesas, que se debruça sobre a história, as vivências e a realidade cultural da diáspora, integrará as secções “Estudos e documentos sobre a Diáspora”, “Textos de criadores da Diáspora” e “Biblioteca de Textos Fundamentais sobre Política Externa”.

As edições da colecção “serão em papel e também online”, com possibilidade de acesso gratuito”, frisou ainda Berta Nunes.

Os países mais representados são França, Canadá e Estados Unidos da América, mas também haverá alguns textos do Brasil, referiu.

Fonte: Público