CEPAE faz levantamento do Património da região de Leiria

209

cepae_logo

O Centro do Património da Estremadura (CEPAE) está a fazer um novo levantamento do património material e imaterial das freguesias do distrito de Leiria e do concelho de Ourém (Santarém), foi hoje anunciado.

“Este é um projeto ambicioso e importante para a região e será uma excelente ferramenta de consulta para as juntas de freguesia, câmara municipais, investigadores e outras instituições”, refere o CEPAE numa nota de imprensa.

A associação explica que desde o fim da década de 70 do século XX que “não era feito um levantamento desta dimensão”, então “coordenado por Carlos Eugénio (1910-1981), a pedido da Fundação Calouste Gulbenkian”, sobre o distrito de Leiria, e aponta ainda “o trabalho desenvolvido pelo CEPAE no fim dos anos 90 e primeiros anos do século XXI, com o mesmo objetivo, mas que não chegou a ser concluído”.

O resultado deste levantamento vai estar centralizado numa base de dados disponível na internet e será objeto de publicação, o que se concretizará nos anos de 2022 e 2023.

Criado em 1993, o CEPAE tem sete municípios associados: Batalha, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós (todos do distrito de Leiria) e Ourém (Santarém). São igualmente associados particulares, juntas de freguesia e associações.

Com sede na Batalha, o Centro do Património da Estremadura tem como área de intervenção a Alta Estremadura, que é o distrito de Leiria e Ourém, acrescentou Adélio Amaro.

Fonte: Região de Leiria