FCT apoia projetos de investigação sobre o sobre Parque do Montesinho

56

parque_montesinho

A Fundação para a Ciência e Tecnologia seleccionou seis projectos de investigação, num investimento de 1,4 milhões de euros, para a promoção de actividades interdisciplinares e desenvolvimento de novos conhecimentos na região do Parque Natural do Montesinho.

Dos projectos seleccionados dois são do Instituto Politécnico de Bragança, um é da Universidade do Minho e outro do laboratório REQUIMTE (Rede de Química e Tecnologia).

Paralelamente, foram também seleccionados projectos da Universidade do Minho, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

Os seis projectos, que visam aprofundar “uma agenda de Inovação e Desenvolvimento (I&D) sobre o Parque Natural de Montesinho e a sua projecção para o futuro”, vão ter a duração de 36 a 48 meses.

O estudo de abordagens sustentáveis para a reabilitação e revitalização do património cultural do parque, o impulso à sustentabilidade da floresta de carvalhos ou uma ferramenta de observação da terra para a conservação da biodiversidade são algumas das investigações.

Fonte: Público