Setúbal criou a Casa das Imagens com doação de Lauro António

lauro_antonio

O crítico e programador Lauro António doou livros, filmes, fotografias e objetos ligados ao cinema para a criação da Casa das Imagens, uma biblioteca e mediateca prontas a inaugurar em Setúbal, quando a pandemia o permitir.

É Lauro António que ficará a dirigir a Casa das Imagens e a dinamizar uma programação com ciclos de cinema e publicação de livros – o primeiro dos quais sobre o filme negro norte-americano -, debates e criação de um arquivo de entrevistas de vida de figuras ligadas a esta arte.

De acordo com a autarquia, a Casa das Imagens contará ainda com CD, discos em vinil, cassetes-áudio, material publicitário de filmes, banda desenhada e cartoons, revistas especializadas de cinematografia, enciclopédias gerais e obras generalistas.

Estarão ainda expostas várias peças, entre as quais uma placa exterior do antigo Cinema Condes, um anúncio luminoso do Cinema de Cascais, uma máquina para ver fotografias em vidro, uma máquina de escrever e prémios que Lauro António recebeu.

Lauro António, lisboeta de 78 anos, tem uma longa e diversificada ligação ao cinema, como espectador, crítico, programador, diretor de festival, professor, cineclubista, argumentista e realizador, tendo também encenado para teatro.

É autor de cerca de 50 livros relacionados com cinema e mais de uma dezena de obras cinematográficas, sendo as mais reconhecidas as adaptações literárias “Manhã Submersa” (1980) e “Vestido cor de fogo” (1985).

Fonte: Notícias ao Minuto