Inicio Notícias Descoberta de calçada romana obriga a desviar ligação de Paredes de Coura...

Descoberta de calçada romana obriga a desviar ligação de Paredes de Coura à A3

170

O traçado inicial da ligação rodoviária do parque empresarial de Formariz, em Paredes de Coura, à Autoestrada 3 (A3), vai ser “ajustado” para garantir a preservação de uma calçada romana encontrada durante a execução da obra.

“A nossa identidade e as nossas raízes, enquanto comunidade, estão intimamente ligadas aos nossos vestígios civilizacionais. Ao preservá-las, cuidamos da nossa memória e conferimos sentido e compreensão à nossa história”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo.

Em declarações à Lusa, Vítor Paulo Pereira explicou que o achado arqueológico integra “cerca de 45 metros de lajeados de calçada com pequenos muros de contenção e afloramentos rochosos com marcas de entalhes para possibilitar a sua passagem”.

Explicou que a solução encontrada, em articulação com a Infraestruturas de Portugal (IP) e que já recebeu parecer favorável da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), “implicará um ajuste ao traçado da nova via neste local, por forma a preservar o lajeado de calçada romana”.

(…)

Fonte: TSF

Siga-nos