Algarve vai ter Livro Vermelho das Artes Tradicionais Ameaçadas

olaria

As artes ancestrais populares do Algarve estão a ser catalogadas num livro que fará o levantamento do artesanato da região e o classificará consoante o risco de ameaça à sua conservação. O Livro Vermelho das Artes Tradicionais Ameaçadas do Algarve irá categorizar as atividades artesanais por grau de ameaça e deverá estar concluído em julho, afirmou à Lusa João Ministro, da empresa algarvia Proactivetur.

João Ministro esclareceu que o trabalho que as equipas estão a fazer no terreno para recolha de informação “vai buscar esse princípio, só que aplicado ao artesanato, que não existe em Portugal e é o primeiro do género”, sublinhou.

O projeto foi lançado pela Comissão de Coordenação e de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e “enquadrado num projeto INTERREG de cooperação transfronteiriço que se chama Magalhães ICC”, acrescentou, notando que o objetivo é apontar soluções para a sua salvaguarda das atividades ameaçadas, numa “fase posterior”.

A Universidade do Algarve, a CCDR, a Direção Regional de Cultura ou a Comissão Nacional da Organização para Educação, a Ciência e a Cultura. das Nações Unidas (UNESCO) são algumas das entidades envolvidas.

Fonte: Portal.pt