APOM em Audiência Parlamentar analisa situação dos museus em tempo de pandemia

logo_APOM

A Associação Portuguesa de Museologia foi ouvida no Parlamento pela Comissão de Cultura e Comissão, numa audiência realizada ontem, dia 16 de fevereiro.

João Neto, presidente da APOM, apresentou os resultados da atribuição dos Prémios APOM 2020. Numa edição emitida em formato digital, em consequência das restrições impostas pela pandemia, foram atribuídos 85 prémios, num total de mais de 200 candidaturas apresentadas. O Prémio Melhor Museu foi atribuído ao Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s.

No contexto da Audição Parlamentar, foi, igualmente, partilhada a preocupação da APOM face à situação vivenciada pelos museus nos últimos meses, tendo sido dado particular ênfase à necessidade de planear a reabertura dos museus portugueses.

Após a publicação do Regulamento das Medidas de Apoio à Cultura, João Neto sublinhou a necessidade de aplica os apoios aí identificados a todas as instituições museológicas, e não apenas àquelas que integram a Rede Portuguesa de Museus.

A formação dos recursos humanos, nomeadamente ao nível das competências digitais, e a criação de uma plataforma nacional de divulgação dos museus portugueses foram algumas das propostas apresentadas pela APOM no sentido de dotar os museus e os seus profissionais das condições necessárias ao desempenho das suas funções e, paralelamente, torna-los aptos para enfrentar os próximos desafios, privilegiando a sua relação com os públicos.

Audiência Parlamentar disponível aqui (+)