Dia Internacional dos Museus 2021

dim_2021

O Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de maio, vai centrar-se nos desafios de recuperação e reinvenção destes espaços face à crise provocada pela pandemia de covid-19.

A organização desafia os museus de todo o mundo a “abraçar e liderar a mudança”, através de uma “reflexão sobre a relação com as comunidades que servem, experimentar novas formas de modelos híbridos de fruição cultural, e reafirmar a sua missão de construtores de um futuro justo e sustentável”.

“Temos de investir no potencial criativo da cultura como motor da recuperação e inovação na era pós-covid”, sustenta o ICOM, sobre a escolha do tema “The Future of Museums: Recover and Reimagine” (“O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”, em tradução livre), apelando aos profissionais para criarem, imaginarem e partilharem práticas de valor, novos modelos de gestão e soluções inovadoras.

O objetivo do Dia Internacional dos Museus é chamar a atenção para os museus como espaços que guardam, estudam e expõem o património da Humanidade, mas também como “agentes de mudança, intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”, segundo o ICOM.

Para mais informações (+)