“Alentejo Caiado de Fresco” é o nome do filme promocional da Turismo do Alentejo e Ribatejo lançado no verão de 2020, que agora conquistou o prémio “Best Campaign 2020”, no Festival Internacional de Cinema de Turismo da Fênix de Sarajevo, na Bósnia.
O filme convida os turistas a descobrir as diversas ofertas da região incluindo o fabrico de chocalhos, caraterístico da freguesia de Alcáçovas, classificado como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, pela Unesco, em 2015. Esta referência ao fabrico de chocalhos é um exemplo do bom posicionamento do concelho no território do Alentejo em termos turísticos, muito por força de tradições enraizadas como são também a olaria e o cante alentejano, entre outras.
Ciente da importância desta manifestação cultural, o Município de Viana do Alentejo tem patente ao público, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, uma exposição permanente dedicada ao fabrico de chocalhos, que constitui um veículo de divulgação, conservação e valorização desta arte e dos seus mestres chocalheiros.
Fonte: Rádio Campanário