Aldeias Históricas de Portugal: o único destino em rede no mundo com o certificado Biosphere Destination

103

biosphere_destination

Na sequência da renovação do certificado BIOSPHERE DESTINATION, as Aldeias Históricas de Portugal continuam a ser reconhecidas como um destino comprometido com os princípios da sustentabilidade e isto de acordo com as orientações da UNESCO e da Carta Mundial de Turismo Sustentável. Aliás, continua a ser o único destino em rede – no mundo – com esta classificação.

A certificação BIOSPHERE DESTINATION é uma distinção da GSTC – Global Sustainable Tourism Council. A entidade que, à escala global, estabelece os pressupostos de um turismo sustentável, de acordo com as orientações da UNESCO e da Carta Mundial de Turismo Sustentável. Uma certificação que é concedida aos destinos que garantem uma estratégia e um equilíbrio adequados, tanto a nível económico, como sociocultural e ambiental.

O apoio às comunidades locais, a minimização do impacto ambiental, a preservação e a sustentabilidade do património cultural, bem como a promoção das boas práticas, têm sido áreas prioritárias na intervenção que a Associação Aldeias Históricas de Portugal tem feito no território.

De acordo com essa estratégia, destaque para os projetos implementados só no último ano, que igualmente contribuíram para que as Aldeias Históricas de Portugal vissem renovada a certificação BIOSPHERE DESTINATION:

  • “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal”.
  • “Aldeias Históricas de Portugal | Um Destino Mais Inteligente”.
  • Rede de Percursos Cicláveis Aldeias Históricas de Portugal.
  • “Aldeias Históricas de Portugal All For All”.

Fonte: Notícias de Viseu