A Câmara Municipal de Viana do Castelo formou uma Rede Municipal de Turismo que conta com a participação de cinco entidades e que visa apoiar as empresas do setor, resultando na atribuição de um selo “Destino de Qualidade” às empresas aderentes.
“Face à situação pandémica atual e às dificuldades que o setor do Turismo enfrenta, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, juntou o Turismo de Portugal, representado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, a Associação Fórum Turismo, a Entidade Regional Turismo Porto e Norte de Portugal, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo, para a criação de uma Rede Municipal de Turismo que estabelece um compromisso e propósito comuns de apoio aos profissionais do setor”, explica a autarquia em comunicado.
O protocolo para a formação desta Rede Municipal de Turismo foi celebrado esta segunda-feira, 22 de fevereiro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, e estabelece que o foco desta colaboração interinstitucional é “a promoção turística conjunta e a implementação de ações e medidas destinadas aos profissionais do setor de Viana do Castelo, resultando na atribuição de um selo “Destino de Qualidade” às empresas aderentes”.
A colaboração arranca em março com ações de capacitação de profissionais de restauração, alojamento, atividades turísticas, transportes turísticos e comércio, cujos programas formativos, destaca a Câmara Municipal de Viana do Castelo, “foram desenhados à medida, fruto de um estudo prévio das principais plataformas digitais, nas quais se detetaram mais de dois mil comentários de turistas nacionais e estrangeiros sobre Viana do Castelo”.
A participação de empresários e colaboradores é gratuita e não há limite de candidaturas, sendo apenas limitado o máximo de 25 pessoas por sessão. As candidaturas estão abertas até 26 de fevereiro e podem ser feitas através do site da Câmara Municipal de Viana do Castelo ou diretamente através do email sturismo@cm-viana-castelo.pt.