‘mapas: Natureza’: novo projeto de dinamização do território da região Centro

183

destinature

Com a denominação ‘mapas: Natureza’, o projeto será desenvolvido pela , e conta com financiamento cerca de 300 mil euros.

Aprovado no concurso para a Programação Cultural em Rede do Centro 2020, o projeto ‘mapas: Natureza’, desenvolvido pela Destinature – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza, com sede no Fundão, propõe-se apresentar alguns espetáculos e desenvolver outras propostas culturais a partir do próprio território, designadamente das áreas naturais de Sicó/Alvaiázere, Estrela Geopark, Lousã, Gardunha, Vouga-Caramulo, Aire e Candeeiros, Malcata, Açor, Vale do Côa e Geopark Naturtejo.

“Não queremos levar apenas propostas fechadas. Também queremos ir às localidades e construir projetos com as comunidades e as pessoas que lá vivem. Queremos que os criadores possam interagir com quem lá está”, disse à agência Lusa, o coordenador da Destinature – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza, Miguel Vasco.

O projeto, acrescentou, tem início marcado para julho e, se a situação epidemiológica o permitir, também deverá afirmar-se como um veículo para ajudar as pessoas a se desconfinarem e a usufruírem da natureza e do espaço público, sempre dentro das regras definidas pela Direção Geral da Saúde.

O formato foi concebido especificamente para se realizar ao ar livre, num programa itinerante que irá prolongar-se por dez fins de semana, junto a valores de património natural e cultural de 12 municípios.

A Destinature – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável do turismo de natureza nas áreas classificadas e a valorização económica integrada do património natural e paisagístico.

Fonte: Notícias ao Minuto