Bienal de Arte de Gaia de 17 de abril a 20 de julho em Lever

bienal_gaia_2021

A Bienal Internacional de Arte de Gaia 2021 é organizada pela Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, CRL, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

A quarta edição, marcada para 17 de abril a 20 de julho, vai decorrer em três pavilhões de uma antiga fiação de Cretuma, em Lever.

Pela primeira vez a iniciativa soma o apoio da Direção-Geral das Artes, algo que Agostinho Santos acredita que “traduz o reconhecimento pelo trabalho realizado desde 2015 até agora”.

“Somos a bienal mais jovem do país”, referiu o responsável, frisando que esta é uma “bienal de causas e que se preocupa com os outros”, razão pela qual decorre em Vila Nova de Gaia, concelho que segundo Agostinho Santos “é uma terra solidária”.

Os homenageados são o pintor Albuquerque Mendes e o escultor Paulo Neves.

Entre as várias exposições também se destaca a “Novos Orientes”, com curadoria de Manuel Novaes Cabral, que junta fotografias e maquetas do projeto que Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira apresentaram na China e que ganhou o prémio Archdaily, na categoria Cultural Architecture Building of the Year 2021.

Para mais informações (+)