Funchal prepara candidatura a Capital Europeia da Cultura

56

funchal_2027

A Câmara do Funchal e os restantes dez municípios da Região Autónoma da Madeira criaram hoje uma plataforma conjunta para a candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura 2027, projetada sob o lema “Ir mais além”.

Portugal lançou no dia 24 de novembro de 2020 o convite para as cidades se candidatarem a Capital Europeia da Cultura em 2027, através da publicação de um aviso em Diário da República que formaliza a abertura do processo.

Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Guarda, Oeiras e Viana do Castelo são as cidades que já manifestaram intenção em serem Capital Europeia da Cultura 2027, que decorrerá em simultâneo em Portugal e na Letónia.

Segundo o Ministério da Cultura, “a escolha da cidade vencedora será feita por um júri composto por dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias, e para o qual Portugal escolherá dois elementos entre janeiro e junho do próximo ano”.

As candidaturas ficam abertas até ao dia 23 de novembro de 2021 e a vencedora será anunciada em 2023.

Portugal recebeu o título de Capital Europeia da Cultura três vezes: pela cidade de Lisboa, em 1994, do Porto, em 2001, e de Guimarães, em 2012.

Para mais informações (+)