Ruas de Idanha-a-Nova recebem instalação artística “Os Passos da Via Sacra”

173

instalacao_passos_vinha_sacra_idanha_2021

O município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, lançou a iniciativa “Aleluia em Casa 2021”, que inclui um conjunto de eventos quaresmais e pascais que vão decorrer em formato digital devido à pandemia da covid-19.

Neste contexto, surge a instalação artística urbana “Os Passos da Via Sacra”, patente até ao dia 4 de abril.

O conjunto das imagens configura uma instalação artística urbana pelas ruas da vila de Idanha-a-Nova e recorda os arranjos piedosos efémeros, montados nesta ocasião para edificação dos fiéis e que, em tempos idos, incluíam panos pintados de armar.

O percurso das 15 ilustrações de Susa Monteiro começa na Igreja Matriz de Idanha-a-Nova e passa pelo Solar dos Marqueses da Graciosa, Largo da Senhora do Rosário, Capelas de S. Francisco Xavier e de S. João, Largo 25 de Abril, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Rua Heróis do Ultramar, Jardim dos Antónios, Capela do Espírito Santo, Edifício dos Paços do Concelho, Rua António Manzarra, Largo de Santo António, Capela da Senhora das Dores e termina no Centro Cultural Raiano (CCR).

O município de Idanha-a-Nova convidou Susa Monteiro a ilustrar os Passos da Via Sacra, evocando as encomendas de arte religiosa de outrora.

Fonte: RTP

Siga-nos